Loja Virtual

Para configurar sua integração Cielo, siga estes passos:

Solicite o produto “API E-commerce” na Cielo.
Ao finalizar o processo com a Cielo, você receberá por e-mail o MerchantId e o MerchantKey.

Preencha estas informações nas configurações da sua loja, acesse menu do Gestor em Nuvem, Submenu Configurações.

Na Aba de Configurações na Seção Pagamentos e Preços clique na opção Cielo e preencha com os dados. Feito isso basta clicar em Salvar.

Pronto, simples e rápido! A partir de agora, aparecerá a opção “Cartão de Crédito” que seu cliente poderá usar para efetuar o pagamento online!

Quando o envio das suas mercadorias é bem executado, você gera as melhores experiências de compra, fideliza seus clientes e cria uma imagem positiva.

Na aba Entregas, defina as atividades de logística que sua empresa utiliza.

Endereço de origem para cálculo de frete: marque esta opção para calcular o frete a partir do endereço do depósito. Utilize esta alternativa quando o depósito das mercadorias está cadastrado em um endereço diferente da sua empresa.

Fique atento!

– O cálculo de frete é estimado, levando em consideração o volume das mercadorias para a utilização de caixas e embalagens padrão dos Correios. Apesar de, na maioria das vezes, o algoritmo trazer o melhor valor para o frete, ele pode falhar.

– O Gestor não se responsabilizará por erros no cálculo de frete deste recurso. Fique atento aos valores de frete simulados e cobrados e faça os ajustes necessários no seu cadastro.

O que é Correios?
É um sistema desenvolvido pelos Correios com a finalidade de facilitar e agilizar a preparação e gerenciamento das postagens de encomendas para os clientes.

Auxilia na preparação das encomendas, gerando rótulos com códigos de rastreamento e encaminha essas informações à unidade dos Correios, para postagem dos pacotes com maior agilidade.

O que é Aviso de Recebimento (AR)?
Os Correios oferecem um serviço extra para pessoas e empresas que desejam ter uma confirmação de que o material enviado foi devidamente entregue ao destinatário. Essa confirmação é o Aviso de Recebimento (AR).
O AR é um documento assinado pelo destinatário e que é enviado ao remetente pelos Correios. Tradicionalmente, o AR é entregue fisicamente a quem enviou o material, mas há também o AR Digital, no qual o formulário é enviado ao remetente pela internet.

O que é Declaração de Valor (Seguro)?
Com o serviço adicional Valor Declarado, você garante que o valor do seu objeto registrado seja indenizado no montante declarado, em caso eventual de avaria ou extravio, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo. Para os serviços principais, a declaração de valor deverá ser no mínimo 10 (dez) vezes o valor do 1º porte da carta comercial, no regime nacional ou conforme definido na tabela de preços do serviço contratado. Excepcionalmente, para o Correios Mini Envios deve-se considerar 5 (cinco) vezes o valor do 1º porte da carta comercial no regime nacional ou conforme definido na tabela de preços do referido serviço. O objeto deverá ser apresentado em embalagem aberta para conferência do conteúdo e o valor declarado não poderá exceder o valor real do objeto, conforme indicação constante na Nota Fiscal ou no Formulário Declaração de Conteúdo.
Alguns objetos estão sujeitos a obrigatoriedade de declaração de valor, podendo ser aplicada multa em eventual omissão.

Você notará que existem 3 botões a ser selecionados nesta etapa, são eles:

1. Utilizar Correios: é importante que o contrato da sua empresa com os Correios já esteja firmado. Se não estiver, entre em contato com os correios.

2. Aviso de Recebimento (AR): este é mais um serviço adicional dos Correios, caso queira habilitar esta opção para o envio das suas mercadorias, será necessário entrar em contato com os Correios e solicitar este adicional.

3. Declaração de Valor (Seguro): este é mais um serviço adicional dos Correios, caso queira habilitar esta opção para o envio das mercadorias, será necessário entrar em contato com os Correios e solicitar este adicional.

Serviços dos Correios
Através do campo Serviço, o sistema disponibilizará uma listagem com diversos serviços que você poderá definir para suas encomendas. Vale lembrar que são exibidos diferentes formatos, mas só será possível utilizar aquelas formas de envio contempladas por seu contrato.

Para isso, clique no campo Serviço. Logo após, escolha uma das opções e clique no ícone de Mais:

Adicione quantas formas de envio você precisar e exclua no ícone de lixeira, sempre que necessário;

Taxas
Taxa (R$): normalmente é adicionada ao pedido uma cobrança. Nesse caso, será uma taxa de entrega que você poderá adicionar neste campo;

Taxa por KM (R$): valor por km de distância entre o local de entrega e a loja. Esse valor é acrescido ao valor da taxa padrão. Você poderá separar a taxa de entrega por raio, regiões da cidade, por bairros, ruas ou da maneira que preferir;

Previsão (minutos): neste campo, defina uma previsão para que o produto chegue até o cliente;

Tipos de Entrega
Permitir entrega normal: você pode habilitar esta opção para permitir entrega normal;

Isentar Frete a partir de: é possível habilitar esta opção para permitir frete grátis, acima de um determinado valor de compra;

Agora, informe um valor mínimo de compra para o cliente ter o seu frete gratuito. Faça isso, no campo Valor Mínimo da Venda;

Permitir retirar no local: ao marcar essa opção, você permite que seus clientes optem por buscar o pedido diretamente no seu estabelecimento;

Uma vez que você marque a opção Permitir agendamento. O sistema disponibilizará os campos para definição dos horários;

1- Por padrão, já são exibidos todos os dias da semana. Nestes campos será possível agendar as entregas para o dia da semana que você desejar, selecione um dia da semana e clique no ícone Ativo.

2- Defina um horário inicial, horário final e a quantidade prevista de entregas para aquele dia. Desse modo, você poderá ter total controle sobre a quantidade de mercadorias que estará saindo do seu estoque, diariamente.

3- Depois disso, clique no botão Adicionar Horário, caso queira adicionar mais horários.

Entregar Apenas em Cidades Definidas
É possível habilitar esta opção para definir uma área de entrega. Lembrando que todos esses campos são flexíveis e podem ser informados de acordo com as necessidades do seu negócio;

1- Informe a Cidade desejada no campo Cidade Permitida e clique em Mais. Você tem a possibilidade de adicionar várias cidades;

2- No ícone de lixeira, exclua a informação indesejada.

Para que o sistema faça o registro das informações sobre as entregas, clique em Salvar:

Horários de Atendimento
Na aba horários de atendimento, estabeleça o período de funcionamento da sua loja ou empresa. Você pode adicionar horários de atendimento ao público para todos os dias da semana, inclusive finais de semana. E além disso, você pode estabelecer diferentes turnos de atendimento e publicá-los da forma que melhor se adeque às necessidades do seu negócio.

Dias da Semana
1- Por padrão, já são exibidos todos os dias da semana. Para indicar que sua loja está aberta ao público ou que há atendimento naquele dia, selecione um dia da semana e clique no ícone Aberto.

Horário Inicial e Final
2- Defina um horário para o início do expediente ou turno e para o final do expediente ou do turno.

Intervalo entre Horários
3- Se acaso em sua loja houver mais de um turno de atendimento ou houver intervalos entre os horários de atendimento, você deverá clicar no botão Horário. Desse modo, serão exibidos mais dois campos para preencher o horário inicial e final do seguinte turno.

Caso sua loja trabalhe com atendimento ao público nos finais de semana (Sábado e Domingo), por exemplo, e se esses horários são diferenciados, então, defina um horário específico para estes dias.

Para que o sistema faça o registro das informações sobre os horários de atendimento.

Com o avanço das vendas de produtos e serviços pela internet, acaba sendo necessário disponibilizar diversas opções de meios de pagamento aos seus clientes. E é fundamental, poder receber pagamentos online com segurança. Atualmente, existem diversas plataformas no mercado para a operação de pagamentos online, por isso o Gestor em Nuvem disponibiliza diversas integrações com essas plataformas.

Por isso, neste artigo apresentamos o passo a passo para configurar os meios de pagamento que serão utilizados para as vendas da sua loja.

Tabelas
A tabela de preço é um documento que aponta os valores cobrados por cada produto ou serviço comercializado por uma empresa. Sua empresa pode adotar quantas tabelas de preços desejar, adaptando os valores conforme suas estratégias e os fatores de negócio

Tabela de preço base: informe a tabela de preço padrão a ser aplicada no anúncio de suas mercadorias ou serviços.

Tabela de preço promocional: informe uma tabela de preço com valores especiais para alguns produtos ou com percentual de desconto em alguma sazonalidade;

Quantidade de parcelas: informe até quantas parcelas você aceitará pagamentos em sua loja virtual;

Tabela de Preço Especial para Usuário Logado: a tabela de preço de cada usuário é especificada no Cadastro de Pessoas. Com essa opção ativa, cada cliente seu já cadastrado que se logar na sua loja, poderá ver determinados valores de produtos;

Ocultar Preço dos Produtos: com esta opção selecionada, você oculta os preços dos produtos. Assim, seus clientes poderão selecionar os itens e solicitar um orçamento;

Ao selecionar esta opção, surgirão 3 novos botões, são eles:

1- Mostrar Preço dos Produtos a Usuários Logados: com esta opção selecionada, os produtos que estão com valor ocultado terão o valor exibido apenas para usuários que realizarem o login na sua loja;

2- Enviar Orçamento por e-mail: selecione esta opção para habilitar o envio automático de orçamento de produtos, para o e-mail do cliente;

3- Permitir Cliente Aprovar o Orçamento por e-mail: com essa opção marcada, ao enviar o orçamento por e-mail ao cliente, haverá um botão onde ele poderá aprovar o orçamento, gerando um pedido dentro do seu sistema.

Meios de Pagamento Automáticos
Outra novidade da sua loja no Gestor em Nuvem é que você poderá definir o nosso banco digital, como a sua credenciadora, tendo taxas ainda mais competitivas para receber o pagamento de suas vendas.

Para isso, no campo Selecione a conta informe a sua conta, previamente cadastrada no sistema.

Selecione as formas de pagamento com as quais você trabalhará: Cartão Crédito, Cartão Débito, Boleto Bancário. Observe que, se o ícone estiver cinza, aquela opção não estará habilitada na sua Loja.

Ao selecionar a opção Boleto Bancário, informe o dia de vencimento para os pagamentos por boleto bancário, no campo Dias Vencimento Boleto.

Através do botão Acessar, você poderá entrar na sua conta, inserindo seu e-mail e senha ou realizar este acesso com a sua conta do Gestor em Nuvem. Esse botão também pode ser utilizado caso seja o seu primeiro acesso (é através dele que você chega na tela onde pode criar sua conta no Bank).

Fique atento!

– Para utilizar outros meios de pagamento automáticos e habilitar o pagamento através da PagSeguro, PagHiper, Cielo e Pagar.me será necessário criar uma conta na plataforma de pagamentos desejada e fazer a integração com o sistema (informando seus dados de login e token). Somente desse modo, a plataforma será vinculada com à sua loja.

PagSeguro
Quando você utiliza este provedor de pagamento, as parcelas ficarão visíveis apenas no momento de finalização do pedido, pois as taxas das parcelas da PagSeguro são variáveis, de acordo com o preço do produto. Para utilizar esta plataforma de pagamento na sua loja, verifique se a sua conta PagSeguro estar devidamente integrada ao sistema. Caso seja necessário realizar esta integração, siga o artigo: Configurando a Integração do PagSeguro na loja e saiba mais!

Depois disso, você poderá clicar no botão PagSeguro para habilitar a opção de pagamento na sua loja.

Após, habilitar esta opção outros 5 campos referente a plataforma estarão disponíveis:

1- Plano de Conta para Tarifas PagSeguro: informe um tipo de plano de conta para as tarifas desta plataforma. Este plano de conta deverá ser cadastrado no sistema, antecipadamente.;

2- E-mail PagSeguro: informe um endereço de e-mail válido para receber as informações;

3- Token PagSeguro: o PagSeguro gera um token de segurança individual para cada um dos seus usuários. Será necessário inserir esse token de segurança, neste campo, para conectá-la corretamente à sua conta do PagSeguro.

4- Tipo de Checkout: informe neste campo a forma como será realizado o pagamento. No Checkout, quando é selecionada a opção Transparente, o pagamento será feito na tela de finalização de pedido da sua loja;

5- Meios de Pagamento: escolha as formas de pagamento que serão recebidas através da opção PagSeguro. Selecione, dentre as opções disponíveis, o modalidade de pagamento desejada e clique em Mais. Através do ícone de lixeira, exclua a informação indesejada.

PagHiper
Verifique se a sua conta PagHiper está devidamente integrada no sistema, para utilizar esta plataforma de pagamento na sua loja. Depois disso, clique no botão PagHiper para habilitar esta opção de pagamento na sua loja. Informe o dia de vencimento das parcelas, no campo Dias para Vencimento;

Através do botão Configurar integração, o sistema disponibilizará a tela do seu Painel de Integração PagHiper.

Verifique se a sua conta Cielo está devidamente integrada no sistema, para utilizar esta plataforma de pagamento na sua loja. Caso seja necessário realizar esta integração, siga o artigo: Como configurar a integração com a Cielo na loja e saiba mais! Feito isso, clique no botão Cielo, para habilitar esta opção de pagamento na sua loja.


Onde buscar o MerchantId e o MerchantKey da Cielo?

1- Se você já é cliente da Cielo, entre em contato com a Central de Credenciamento.

2- Solicite a ativação exclusiva do serviço “API Cielo e-Commerce”.

3- Para que a Cielo identifique o seu cadastro, tenha em mãos o seu Número de Estabelecimento.

4- Assim que o serviço for ativado, a Cielo lhe enviará um e-mail com a chave do MerchantId e MerchantKey. Com esses dados em mãos, informe os campos:

MerchantId Cielo: neste campo informe o ID, este código possui letras e números;

MerchantKey Cielo: neste campo informe a chave de acesso fornecida pela plataforma.

Pagar.me
Os pedidos com pagamentos efetuados com a pagar.me, obrigatoriamente, devem conter uma data prevista de entrega, podendo ou não ser agendada. Caso as configurações da sua loja permitam vendas sem prazo de entrega, será enviado um prazo de 7 dias corridos. Este prazo apenas será utilizado para controle interno da pagar.me. Verifique se a sua conta Pagar.me está devidamente integrada ao sistema, para utilizar esta plataforma de pagamento na sua loja. Caso seja necessário realizar esta integração no sistema, siga o artigo: Configurando a Integração com a Pagar.me na loja e saiba mais!

Feito isso, clique no ícone Pagar.me para habilitar esta opção de pagamento na sua loja.

Onde buscar Chave de API e Chave Criptografada da Pagar.me?

1- Se você já é cliente da Pagar.me, entre em contato com a plataforma pelo o site ou telefone.

2- Somente o usuário com acesso administrador consegue visualizar essas chaves.

3- Faça o Login de usuário com seu e-mail e senha no site Pagar.me.

4- Com a Chave de API e a Chave Criptografada em mãos, informe os campos:

Chave de API: é um código exclusivo passado para uma API para identificar o usuário. Informe a sua Chave de API, neste campo;

Chave Criptografada: a chave é uma criptografia de dados, contendo informações de identificação de um usuário específico. Informe a sua Chave Criptografada, neste campo.

Meios de pagamentos customizados com cobrança manual
Agora, com o campo Tipos de Pagamentos é possível personalizar uma forma de pagamento.

– Selecione o meio de pagamento desejado e clique em Mais;

– No ícone de Lixeira, exclua a informação indesejada.

Para que o sistema faça o registro das informações sobre as formas de pagamentos, clique em Salvar:

É bastante comum que empresas do ramo de alimentação vendam combos de produtos, como um lanche + refrigerante e batata frita.

E na sualoja, não seria diferente. Implementamos o recurso de criação de combos promocionais. Para fazer essa configuração, estando em seu Gestor em Nuvem, acesse o menu lateral loja, submenu Combos Promocionais

Na sequência, clique em novo:

E se abrirá uma nova tela onde você deve informar o nome do combo, o percentual de desconto aplicado ao total da venda e cada um dos produtos que formam o combo. Informe, também a quantidade de cada produto.

Caso deseje incluir mais itens, clique em Adicionar Produto.

Marque a opção ativo, para que seu combo já seja exibido na sua loja e clique em Salvar.

Vamos ver como funciona o processo de compra de um combo na loja?
Acessando a sua loja virtual, o cliente já poderá visualizar os combos disponíveis. Bem como todas as suas categorias de produtos.

Nesse exemplo, eu tenho uma pizzaria com duas opções de combo: Fominha e Fome de Leão.

Digamos que o meu cliente selecionou a opção Fominha:

Ao clicar em comprar, o cliente será direcionado à tela de pedido, onde poderá selecionar o tamanho da pizza, o sabor e os complementos.

Clicando novamente em comprar, o cliente irá acessar seu cadastro e finalizar o pedido, selecionando a forma de entrega e o meio de pagamento. Com essas informações selecionadas, basta clicar em finalizar compra e aguardar a entrega do pedido.

É comum que empresas que possuem lojas virtuais ofereçam cupons de desconto a seus clientes, na primeira compra ou de acordo com suas estratégias de venda.

E na loja não é diferente, você também pode criar cupons de desconto para seus clientes utilizarem nas compras. E para fazer essa configuração, o caminho é bem simples. Acesse o menu lateral, submenu Cupons de Desconto Loja.


Nessa etapa, clique em Novo para adicionar o seu primeiro cupom.

Inclua as Informações de Cadastro, nos seguintes campos:

Código: será o nome do seu cupom.

Tipo: será a forma com que será aplicado o desconto, sendo possível escolher entre Valor Fixo, Percentual e Frete Grátis.

Valor: valor em dinheiro ou percentual de desconto a ser aplicado.

Data de Expiração: prazo de validade para uso do cupom.

Ademais, você notará que há 2 botões: Único uso por Usuário e Limitar número de vendas.

Uma vez que todos os dados estejam corretamente informados, clique em Salvar. E pronto! O seu cupom de desconto já está disponível para uso.


Agora é só avisar os seus clientes que poderão usar o cupom no momento de finalizar suas compras!

Via de regra, as lojas virtuais possuem diferentes páginas, como políticas de troca, missão, visão e valores, sua história. E outras tantas, criadas de acordo com as necessidades do negócio.

Na loja você pode criar quantas páginas desejar. E o caminho é bem simples, acesse o menu lateral loja, submenu Páginas:

Na sequência, clique em Novo:

Você será direcionado à tela de criação da nova página. Onde deverá incluir os seguintes dados:

Título da página: insira o título que a página terá (lembrando que esse título será exibido no rodapé da sua loja, para os seus clientes acessarem);

URL Slug: ao inserir o título da página é carregado automaticamente o URL da página;

Conteúdo da página: neste campo você poderá incluir todo o conteúdo que desejar, podendo alterar fontes, tamanhos, cores, adaptando o texto às necessidades da sua empresa.

A qualquer tempo, você pode clicar em Visualizar na Loja e verificar como está a aparência da página em sua  Loja.

Uma vez que todos os dados tenham sido corretamente informados, clique em Salvar. E pronto, você já será direcionado à tela de listagem de suas páginas.

Paralelo a isso, a sua nova página já será exibida no rodapé da sua loja.

Na loja quando um cliente realizar a compra de um determinado produto, em valor igual o superior ao mínimo estipulado ele terá frete grátis, ou seja, a isenção do valor de frete.

Para fazer essa configuração, acesse o menu loja, submenu Configurações.

Na aba Entregas, marque a opção Isentar Frete a partir de. Ativando esse botão, você definirá um valor mínimo de venda, quando o cliente atingir este valor ou ultrapassá-lo terá seu frete gratuito.

Uma vez ativado o botão e definido um valor mínimo de venda, basta clicar em Salvar. Agora seu cliente poderá desfrutar de todos os benefícios da sua loja.

Há alguns passos que você precisa seguir antes de lançar sua loja virtual, para garantir que ela esteja pronta para receber os clientes e vender suas mercadorias.
O sistema usará as configurações automaticamente para o processamento de pagamentos, para envio de mercadorias, horários de atendimento e aparência da sua página.

Primeiro passo Configurações Básicas
Para realizar as configurações básicas, acesse o menu lateral loja, submenu Configurações.

Agora, com a tela das Configurações, o sistema disponibilizará a aba Configurações Básicas. Clique sobre esta aba para fazer o cadastro inicial da sua loja virtual.

O que é Domínio?
A URL do site é um endereço eletrônico ou o caminho pelo qual os usuários (seus possíveis clientes e parceiros) chegam até sua marca online.

Domínio: informe o domínio que você deseja utilizar. Por exemplo: onomedasualoja.gestoremnuvem.com.br

Como utilizar o Domínio Personalizado
Você poderá optar por ter um endereço personalizado para que a sua loja seja encontrada na internet com maior facilidade e tenha mais credibilidade com o seu público.

Fique atento!

Para a utilização do campo Domínio Personalizado (opcional) será necessário:

1- Contratar uma empresa registradora de domínios e hospedeira de sites. Veja nossas recomendações: Registro.br e para domínios internacionais, indicamos o GoDaddy.

2- Realizar a configuração deste domínio no sistema. Siga o artigo: Configurando seu domínio personalizado na loja e saiba mais! Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de suporte.

Domínio Personalizado (opcional): neste campo, informe um domínio próprio (ex: www.minhaempresa.com) para seu endereço da loja.

Empresa Padrão: informe o nome da sua empresa. Chamamos de empresa padrão aquela que realiza as principais movimentações dentro do sistema. Caso você tenha várias empresas cadastradas no sistema, basta selecionar aquela a que você quer vincular à loja;

Depósito Padrão: informe o depósito que irá movimentar o estoque das vendas realizadas através da loja. Chamamos de depósito padrão aquele que no sistema se encontra cadastrado como o depósito das movimentações principais da sua empresa.

Plano Conta para Vendas: informe neste campo um plano de conta do tipo Receita, onde todos os valores obtidos, decorrente da venda dos produtos e serviços, estarão vinculados;

Descrição Sobre a Loja: essa descrição irá otimizar o motor de busca na web. Os motores de busca são projetados para ajudar as pessoas a encontrarem exatamente o que eles estão procurando;

WhatsApp: informe o WhatsApp da sua empresa ou da sua equipe comercial. Desse modo, quando um cliente estiver navegando pela loja, poderá clicar no ícone de WhatsApp e será direcionado para uma conversa com a sua equipe;

Mostrar número ao lado do ícone: Com esta opção marcada, o número ficará visível ao lado do botão de WhatsApp na tela;

E-mail Automático por Status da Venda: selecione esta opção para enviar um e-mail de notificação. Para informar o andamento da venda (pedido aprovado, enviado para preparo, entregue etc.);

Preencher Vendedor Padrão: com esta opção marcada, o vendedor responsável pelo cliente será informado na criação da venda;

O que é Selo Ebit?
O selo Ebit é uma certificação que classifica a qualidade das lojas virtuais brasileiras, a partir da opinião dos seus consumidores. Para isso, é preciso realizar um cadastro no site https://www.ebit.com.br/ e atender aos requisitos para conseguir o reconhecimento em um dos seus diferentes status.

Selo Ebit: marque esta opção caso queira selecionar o selo de loja segura. Isso garante uma melhor experiência e satisfação de compra para o consumidor, além de elevar a credibilidade da sua loja;

ID da Loja na Ebit: informe neste campo o código de cadastro fornecido pela Ebit.

Para que o sistema faça o registro das Configurações Básicas. Clique em Salvar:

O layout da sua loja se refere à organização de seus elementos gráficos, aqueles que dão forma à sua parte visual. Com a personalização da sua página, você proporcionará uma melhor experiência para os seus clientes.

A tela de Configurações da Loja possui muitas informações. Por isso, é fundamental que você siga os próximos passos corretamente:
– Primeiro passo: Configurações Básicas, siga o artigo: Como fazer as configurações básicas da minha Loja;

Neste artigo abordaremos:
Segundo passo: Layout
– Estrutura do Layout;
– Banner;
– Etiquetas;
– Logo;
– Imagem de fundo;
– Bandeiras Aceitas;
– Script Customizado
.
Segundo passo Layout
Para realizar a configuração de layout, acesse o menu lateral Loja, submenu Configurações.
Depois disso, clique sobre a aba Layout, para definir o visual da sua loja virtual:

Nome: informe o nome da sua loja;

Ocultar informação da Empresa: selecione esta opção caso queira ocultar as informações da sua loja;

Mostrar Produtos em Destaque na Loja: marque esta opção para exibir os produtos em destaque na sua loja;

Estrutura do Layout
A partir de agora, você poderá definir a estrutura e aparência da sua página.

Estrutura do Layout: escolha uma das opções: Padrão, Faded ou Highlight.

Selecione uma Estrutura e, ao lado, o sistema disponibilizará uma prévia de como os itens do seu site ficarão expostos.

Clique sobre o círculo da cor para acessar a paleta de cores já pré-selecionadas, ou informe o código hexadecimal da cor desejada.

1- Clique em Desfazer Alterações, para desfazer a alteração indesejada;

2- Selecione uma cor, clicando e pressionando o círculo de cores;

3- Suavize a cor desejada com a transparência, clicando e pressionando o círculo de transparência.

Cor Principal
Escolha uma cor que será aplicada ao conteúdo principal da sua Página.

Cor da Fonte
Escolha uma cor que será aplicada para as fontes e ícones da sua página.

Caso queira verificar as novas alterações no site da sua loja, clique em Salvar e Ir para Loja:

Banner
Neste momento, adicione um Banner, uma peça gráfica utilizada para anúncios, que servirá para atrair a atenção de maneira visual para os produtos e serviços da sua loja.

Para isso, clique no ícone de nuvem e faça upload da imagem diretamente do seu computador, o banner ficará no topo da página da sua loja.

Escolha a imagem desejada no seu computador e clique em Abrir:

Lembre-se que é possível carregar diversas imagens e utilizá-las como banners rotativos. Como neste exemplo:

A qualquer momento, você pode clicar em Salvar e em Ir para a Loja, para visualizar como são aplicadas essas configurações.

Etiquetas
É possível incluir etiquetas que destaquem os seus produtos, serviços, descontos ou sua forma de atendimento.

Para isso, clique no ícone de lupa e selecione uma opção.

No campo Frase, faça uma descrição para acompanhar o ícone escolhido.

Logo
A logo pode ser definida como a imagem da sua marca ou a forma de representação do nome de sua empresa, insira neste campo a imagem que será a representação visual da sua loja.

Clicando no ícone de nuvem faça o upload da imagem diretamente do seu computador.

Escolha a imagem desejada para a logo da sua loja e clique em Abrir:

Imagem de Fundo
Você pode aplicar uma imagem personalizada que será exibida como plano de fundo para a sua página de login (aquela acessada por seus clientes quando vão efetuar uma compra).

Clicando no ícone de nuvem, faça o upload da imagem diretamente do seu computador.

Após clicar na nuvem, escolha a imagem desejada e clique em Abrir:

Bandeiras Aceitas
Logo após, selecione as bandeiras de cartão de crédito/débito/alimentação aceitas em seu estabelecimento.

Clique em Selecionar Todos ou, ainda, selecione individualmente as bandeiras desejadas. O mesmo pode ser feito para Remover Todos.

Script Customizado
Utilize esse campo para incluir script customizado, como um plugin de chat ou mesmo Google Analytics.

Para que o sistema faça o registro das informações sobre Layout. Clique em Salvar:

Sem dúvida, para alcançar melhores resultados no meio digital, é preciso atualizar sempre as tecnologias utilizadas. Exemplo disso é investir em SEO.

Mas espera aí! O que é esse tal de SEO? Calma, a gente explica!

Sabe essas plataformas de busca onde você pesquisa alguma informação? Por exemplo, o Google, o Yahoo, o Bing. Todas elas entregam os resultados da sua pesquisa de acordo com um algoritmo. E esse algoritmo é alimentado por informações. Até aí, tudo bem?

Continuando… quando falamos em investir em SEO, estamos falando em investir em aplicar práticas inteligentes para se posicionar bem nos resultados de sites e de buscadores. Afinal, quanto melhor a sua colocação na pesquisa, mais chances você tem de ser exibido para as pessoas certas. Ou seja, aquela pessoa que está pesquisando exatamente por aquilo que você está anunciando.

Dito isso, vamos apresentar a você um poderoso recurso da Loja, que não tem nenhum custo a mais na sua licença e que pode lhe ajudar a vender mais e impactar melhor o seu público-alvo.

Essa ferramenta nova otimiza a posição da sua Loja nos rankings de buscas. Para ter resultados efetivos, é fundamental que você se dedique para fazer boas descrições dos produtos, utilizar palavras-chave relevantes e até imagens que realmente se relacionem com o produto anunciado. Lembre-se que quanto mais informações você utilizar para alimentar o algoritmo, mais inteligente ele fica!

Para acessar esse recurso, estando logado no seu sistema, acesse o menu lateral loja, submenu Produtos.

Selecionando a flecha ao lado do item, se abrirão 3 campos onde é possível incluir as seguintes informações:

Meta Tag Title: informe o título, ou seja, o nome da mercadoria em si. Por exemplo: Óculos RayBan RB2021.
Meta tag description: a descrição é uma produção de conteúdo com as características do seu produto. Lembre-se de fazer uma descrição breve e atrativa, utilizando linguagem acessível. Por exemplo: Se você procura por um óculos azul com muito estilo, de uma marca confiável, escolha o RayBan RB2021, com lente polarizada, essa é a escolha certa para você.

Meta tag Keywords: palavras-chave, são as palavras importantes (aquelas que são fundamentais) para identificar este item. Por exemplo: Óculos Azul, RayBan, Masculino.

Atenção! Há uma regra para separação de palavras chaves nos campos SEO. Para separar as palavras, deve-se usar os símbolos > ou -.

Com todas as informações corretamente inseridas, clique em Salvar.

Alerta! Você deve estar se perguntando: quanto de texto eu devo colocar em cada um desses campos?

As recomendações de boas práticas de SEO indicam que a Meta Description deve ter menos de 160 caracteres. Pois, o Google corta a Meta Description em cerca de 160 caracteres (o que inclui letras, números, pontos e espaços). É preciso que o texto seja menor que isso para aparecer corretamente.

Já as title tags têm até, no máximo, 60 caracteres, para não extrapolar o limite permitido para visualização no Google. A grande maioria dos especialistas em SEO, indica que os títulos tenham entre 30 e 40 caracteres.

Quanto às palavras-chave, você pode incluir quantas desejar. A única questão que realmente precisa ser observada é que para fazer com que seu produto tenha relevância e esteja bem posicionado em buscas na web, as palavras-chave precisam ter conexão com o que está sendo anunciado. Por exemplo, se eu estou anunciando um óculos, não faz o menor sentido para o buscador que eu informe palavras-chave como: roupas, roupas masculinas, cosméticos para homens, loja masculina.

Li o artigo e não entendi nada, como peço ajuda?

Dentro do sistema, no canto inferior direito da sua tela. Clique em Fale Conosco, depois em Novo Chat. Informe o motivo do seu contato, sobre qual recurso tem dúvida e o assunto. O sistema disponibilizará o número do seu Protocolo e prontamente um dos nossos agentes atenderá a sua solicitação.

Para configurar sua conta Pagar.me com a loja, siga estes passos:

Acesse sua conta Pagar.me
No canto superior, clique no nome da sua empresa (onde diz “ver minha conta”).
No menu esquerdo, na seção Configurações, clique no link API KEYS.
Copie as chaves “Chave de API” e “Chave de criptografia”.
Abra  Loja > Configurações > Aba Configurações > Seção Pagamentos e Preços e marque a opção “Pagar.me”.
Preencha os campos Chave de API e Chave criptografada com as chaves recém copiadas do site da Pagar.me.
Clique em Salvar.

Pronto! Agora seus clientes poderão utilizar a integração com a Pagar.me para efetuar os pagamentos na sua loja!

Para configurar sua conta PagSeguro de vendedor com a loja, siga estes passos:

1. Acesse a sua Conta PagSeguro
2. No menu lateral, selecione Venda online
3. Vá na opção Integrações
4. E pressione o botão Gerar Token
5. Após isso, no quadro acima, Página de Redirecionamento, preencha com o seguinte:
Em Página de redirecionamento fixa, coloque o seguinte endereço: sualoja.gestoremnuvem.com.br/CheckoutRedirect, onde sualoja é o subdomínio escolhido na configuração da sua loja.
Em Código de Transação para página de redirecionamento, preencha com a palavra id.
Após seguir estes passos, a tela ficará mais ou menos assim:


Agora, você deverá configurar o Token gerado no PagSeguro na sua loja. Para isso, siga esses passos:

1. Copie o Token gerado na sua conta PagSeguro.
2. Abra as configurações da loja e marque a opção “PagSeguro”.
3. Em Plano de Conta para Tarifas Pagseguro, coloque o Plano de Contas de Despesa que irá ser utilizado para gerar os lançamentos das tarifas do PagSeguro.
4. Em Email PagSeguro preencha com o e-mail de login da sua conta PagSeguro.
5. Por fim, no campo Token PagSeguro, cole o Token gerado na sua conta PagSeguro.
6. Agora, basta clicar em Salvar.
Pronto! Agora seus clientes poderão utilizar o checkout do PagSeguro para pagar as compras feitas na sua loja!

Por padrão, o endereço da sua loja é um subdomínio da loja, como a parte “minhaempresa” em minhaempresa.gestoremnuvem.com.br.

No entanto, você pode direcionar um domínio próprio (como www.minhaempresa.com) para seu endereço loja padrão. Esse recurso é chamado de Domínio Personalizado.

O Domínio Personalizado está disponível para todos os planos com loja do Gestor em Nuvem.

Um endereço da loja com Domínio Personalizado terá a seguinte aparência:
www.minhaempresa.com ou loja.minhaempresa.com

Por exemplo, imagine que sua empresa se chame Super Empresa e o endereço de seu site principal seja superempresa.com. Após a empresa configurar sua loja, o endereço inicial da loja poderá ser algo como superempresa.gestoremnuvem.com.br.

Você pode alterar o endereço da loja para o domínio de sua empresa, como loja.superempresa.com ou até mesmo, se não tiver um site próprio ainda, www.superempresa.com.

Vamos ver como configurar seu domínio personalizado?

Requisitos Mínimos
Antes de tudo, você precisará ter um domínio registrado em seu nome e acesso aos servidores DNS deste domínio. Caso você não saiba do que isso se trata, peça auxílio da equipe de TI da sua empresa.

Caso você ainda não possua um domínio próprio para sua empresa, você pode registrar um aqui: Registro.br (para domínios que terminem em .com.br, por exemplo). Para domínios internacionais, indicamos o GoDaddy.

Configurando o domínio como direcionamento do subdomínio padrão
Conecte-se no painel de controle do seu registrador de domínio (Registro.br, GoDaddy ou outro que tenha feito o registro do domínio ou que gerencie as Zonas DNS do seu domínio).
Procure a opção de Gerenciamento de Registros DNS (ou Zona DNS).
Localize os registros CNAME do seu domínio.

Faça uma das seguintes opções:
Caso você ainda não tenha um registro CNAME com o domínio que deseja utilizar, procure a opção de adicionar novo registro DNS.
Caso você já tenha um registro CNAME com o domínio que deseja utilizar, procure a opção de editar o registro DNS.
Aponte o registro CNAME do seu domínio para o subdomínio configurado na loja. Ou seja: Caso seu endereço da loja seja “superempresa.gestoremnuvem.com.br”, você irá criar um CNAME de “loja.superempresa.com” que aponta para “superempresa.gestoremnuvem.com.br”.
Não há necessidade de alterar nenhuma outra informação, como o TTL.
A interface do usuário e a terminologia podem variar dependendo do seu registrador, mas os conceitos são os mesmos. Demora um pouco até que as alterações no sistema de DNS sejam implementadas. Normalmente, pode demorar de algumas horas até um dia, dependendo do registrador.

Apenas configure o domínio na sua loja após ter certeza que o DNS foi configurado corretamente e que o registro tenha sido propagado.

Caso você precise de ajuda para configurar o registro CNAME no seu registrador, entre em contato com nossa equipe de suporte pelo chat que eles estarão preparados para lhe ajudar.

Configurando o certificado HTTPS
Após a configuração do CNAME, você precisará aguardar pelo menos 24h para que o sistema instale automaticamente o certificado no seu domínio configurado e configure o acesso HTTPS. Caso após 24h sua loja ainda não esteja acessível pelo domínio com segurança HTTPS, pode ser que você tenha efetuado algum passo da configuração de forma incorreta ou seu servidor DNS não tenha propagado ainda. Caso precise de ajuda, abra um chamado com nossa equipe através do chat.

Com o novo Painel de gestão da loja é possível Configurar sua loja virtual com muito mais praticidade.

Estando dentro do seu Gestor em Nuvem, acesse o menu lateral loja, submenu Painel da Loja.

Nesta tela, serão exibidos menus de acesso rápido a diferentes funções.

Uma das facilidades desse Dashboard, é que você poderá selecionar se os dados serão exibidos por ano ou mês. Além disso, clicando no ícone de Configurações, você poderá selecionar as informações que realmente são relevantes para o seu negócio.


Na sequência, são listados os aniversariantes do mês. Para isso, clique no campo clientes, para visualizar a listagem.

Na sequência, o sistema disponibiliza gráficos com as informações das suas vendas.

Serão exibidos nesta tela: Gráficos de Faturamento, Aprovação por Forma de Pagamento, Pedidos Aprovados / Cancelados, Custo do Envio por Estado, Últimas Vendas, Valor(R$) Médio das Vendas, Formas de Envio, Formas de Pagamento e Vendas por Estado.

A seguir, o gráfico do seu Faturamento e o gráfico Aprovação por Forma de Pagamento.

Logo após, gráfico dos seus Pedidos Aprovados / Cancelados e Custo do Envio por Estado

Na sequência, é exibido o gráfico com suas Últimas Vendas. Nele, são expostos os status de cada uma delas. E o Gráfico Valor(R$) Médio das Vendas, com Valor Total e Valor Médio.

Dois gráficos bastante importantes, são o de Formas de Envio e Formas de Pagamento. Lembrando que as formas de pagamento a ser exibidas serão aquelas definidas no menu Configuração da Loja.


E, por fim, você terá um gráfico com as informações das Vendas por Estado.

Esperamos que este painel possa lhe auxiliar a ter uma visão mais ampla das movimentações da sua loja virtual.